Camisola 91 para Nelson Mandela

Nelson Rolihlahla Mandela nasceu a 18 de Julho de 1918. Faz hoje 91 anos. Passou quase 27 na prisão e 67 a lutar contra o apartheid. O país que lhe deve uma democracia não racial vai dar-lhe os parabéns tendo em mente esta luta.

Um pouco por todo o lado, a população vai dedicar 67 minutos a fazer qualquer coisa pela comunidade. Há quem se tenha disposto a ler o jornal para idosos colocados em lares, outros que vão ajudar a colocar uma nova vedação em escolas.

Menos altruísta, mas igualmente simbólico, a equipa dos Orlando Pirates, vai treinar esta tarde, em Polokwane, com todos os jogadores a envergarem uma camisola com o número 91.

Filho de um chefe da tribo Tembu, Mandela, a quem por aqui chamam o rei, é um dos grandes nomes do século XX, Prémio Nobel da Paz de 1993. Não espanta, por isso, que o seu nome seja celebrado este sábado por todo o planeta, com pequenos gestos de gente comum ou galas em Nova Iorque. Daqui a pouco, sigo para a província do Limpopo, onde tentarei acompanhar os festejos da população, antes do jogo entre Pirates e Manchester City.

Anúncios

4 Responses to “Camisola 91 para Nelson Mandela”


  1. 1 Mafalda Magalhães Julho 18, 2009 às 11:11 am

    Vou seguir com muito prazer a sua viagem. Tenho uma grande paixão por África do Sul, também porque ao país me ligam laços familiares muito fortes. Disse-lhe no twiter para visitar Robben Island. Realmente é a não perder! foi provavelmente dos momentos marcantes da minha vida onde somos confrontados com relatos e experiencias que um ser humano normal não suportaria passar, sem que a vingança não se implantasse dentro dele. Não se visita um museu. É antes uma viagem ao mundo das emoções no seu limite.
    A minha admiração por Mandela era já muito grande. Depois de Robben Island penso na sua grandeza como pessoa quase todos os dias. E ajuda-me a ser melhor pessoa.
    Não perca. E a cidade do Cabo é linda!

  2. 2 Luís Julho 18, 2009 às 3:07 pm

    África do Sul? Era já!
    Se a minha vida o permitisse assentava por lá arraias.
    África do Sul ou no vizinho Botswana, foi onde eu senti a mais forte ligação à terra por todos os sitios por onde já andei.
    E ao ler estas crónicas sinto-me por aí também…
    Estão muito boas.

  3. 3 Maria Theml Julho 20, 2009 às 7:24 pm

    Gostaria de saber o que MANDELA fez ou está fazendo pela extrema pobreza do país e por este assunto abaixo.
    / mundo /O Portal de Notícias da Globo

    20/07/09 – 07h00 – Atualizado em 20/07/09 – 11h34

    Um em cada quatro homens já estuprou na África do Sul, mostra estudo
    Mesmo com denúncias, problema persiste, e às vezes dentro de casa.
    G1 conheceu projeto de ONG que tenta combater o abuso sexual.

    Natalia da Luz, Especial para o G1, em Johannesburgo

    Um em cada quatro homens da África do Sul já forçou uma mulher a praticar sexo, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Gênero e Saúde de Pretória. E cerca de 10% deles admitiram ter feito com jovens menores de 10 anos.

    Rachel Jewkes, uma das pesquisadoras à frente do estudo, explicou ao G1 que o trabalho é importante para ajudar o país a prevenir os crimes. “Acredito que essa prevenção precisa incentivar intervenções para promover a equidade dos gêneros, particularmente entre os homens. Intervenções que possam fortificar as famílias e as suas habilidades em proteger mulheres e crianças de abusos e traumas”, disse a especialista.

    Mesmo com algumas das violações sendo denunciadas à polícia, o problema persiste. Apenas em 2007, segundo a polícia, foram registrados 52.617 casos em todo o país, com destaque para a província de Gauteng, onde fica Johannesburgo, com 11.114. Kwazulu Natal, da litorânea Durban, teve 9.587 casos e a província de Eastern Cape, de extensa área rural, teve 7.796.

    Khayelitsha não fica em nenhuma das regiões acima citadas. Está localizada ao sul, em Western Cape, precisamente na Cidade do Cabo, área que mais recebe turistas no país. Mesmo assim, números desanimadores vêm de lá, especificamente de uma das maiores townships (áreas pobres sem infra-estrutura) da África do Sul.

    A estimativa é de que ocorra um abuso sexual a cada 26 segundos. Segundo a Simelela, ONG criada em 2003 para dar apoio às vítimas de abuso sexual na área que abriga entre um milhão e dois milhões de pessoas, 41% das mulheres que sofrem violação têm menos de 14 anos. De acordo com os registros da organização, a vítima mais nova tinha um ano, e a mais velha, 76.

    Na maioria dos casos, o inimigo está dentro da própria casa. Aqui, um em cada dez estupros é cometido por alguém da família, e 40% dos abusos acontecem na casa da vítima. Em lugares abertos, ocorrem 35% dos casos.

    Nota: Comentário editado. Victor Ferreira

  4. 4 Maria Theml Julho 20, 2009 às 7:26 pm

    Sou Maria do Rio de Janeiro, Brasil.
    Em que o MANDELA melhorou a situação do povo? Alguem me dê um site, algum lugar onde possa ler sobre este assunto.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Blogue

subscrever RSS A Vuvuzela é uma corneta, que servia para convocar pessoas, e que é muito popular nos estádios de futebol da África do Sul.

Inquérito

Subscrever newsletter Clique aqui ou no envelope se prefere receber os textos na sua caixa e correio.

RSS Última hora: PÚBLICO Desporto

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

RSS Mundial 2010 @ FIFA.com

  • Madjer takes charge of Algeria Outubro 19, 2017
  • Sigurdsson: Iceland can progress to Russia 2018 knockout stages Outubro 19, 2017
  • Video Vault: Simonyan's Sweden 1958 journey Outubro 19, 2017
  • Barbarouses a key element in New Zealand’s new breed Outubro 18, 2017
  • Europe’s eight play-off contenders in numbers Outubro 17, 2017

Infografia

Infografia
Onde ficam os estádios do Mundial 2010 e por onde andou o PÚBLICO. Clique aqui

Twitter

Contas no twitter

@vuvuzela2010

@vferreira


%d bloggers like this: