Há festa na aldeia

O estádio de Polokwane, capital da província sul-africana de Limpopo (norte do país) – e cujo nome significa algo como “lugar de paz” – é um dos dez estádios escolhidos para o Mundial de futebol de 2010. No sábado, será palco do jogo inaugural do torneio Vodacom, que tem como convidado internacional os ingleses do Manchester City.

Sem Adebayor – cuja contratação ainda não está confirmada, segundo disse hoje o presidente do clube, em Joanesburgo – e ainda sem contar com aquele que é o principal reforço para a nova época (o argentino Carlos Tévez, ex-Manchester United), a equipa dos “blues” chegou hoje a África do Sul e já prepara a sua estreia no torneio que, em anos anteriores, teve convidados como Barcelona ou o próprio Manchester United.

 Não foi preciso esperar muito para ter uma pequena prova do quanto o povo sul-africano gosta do futebol. E nem foi preciso haver jogo. Logo na primeira conferência de imprensa houve adeptos a dar espectáculo. Pergunto-me se isso seria possível noutro país ou continente? Talvez sim. Mas com aquela alegria toda? Tenho as minhas dúvidas…

Vestidos com camisolas dos Orlando Pirates e Kaizer Chiefs, com capacetes decorativos na cabeça e as inevitáveis vuvuzelas nas mãos, Philip Jwarha, Musa Sokhulu e um terceiro amigo, mais tímido (mas nem por isso mais discreto nas suas preferências futebolísticas), fizeram as delícias das câmaras.

confvu

O primeiro (de vermelho, na foto) veio do Soweto, o segundo veio de bem mais longe, de Durban – ou a Miami sul-africana, como já lhe chamaram. Para Philip, “África do Sul vai mostrar no próximo que África é capaz de tudo, desde que haja oportunidades”. E num plano mais desportivo, o adepto que veio de mais longe acredita que o próximo mundial “vai ter um campeão africano”. Se o primeiro objectivo é importante, para garantir prestígio, a segunda meta seria um prémio bem merecido para todos os futebolistas que África já deu ao desporto. Mas aí não se chega com vuvuzelas. É preciso ter unhas.

Anúncios

2 Responses to “Há festa na aldeia”


  1. 1 Quadrado e barbudo Julho 17, 2009 às 11:08 pm

    E do Benfica? Não há adeptos. Segundo o clube há vários associados com direito a voto e tudo nesse país africano. E apesar da indumentária, o primeiro homem na foto não é adepto do clube da águia, garanto.

    • 2 Victor Ferreira Julho 19, 2009 às 6:29 pm

      Para já, encontrei gente com camisolas do Manchester United, Barcelona e AC Milan, com vantagem para o United, com diversos casos detectados na população. Do Benfica, até agora, nada. Lamento. Conheci uma família portuguesa no estádio de Polokwane. São naturais da Madeira, a filha usava uma camisola da selecção portuguesa, mas o pai segurava bandeirinhas dos Orlando Pirates. A grandeza do Benfica não chegará aqui? O que é certo é que até agora ninguém mencionou o clube nem o Eusébio quando digo que sou Portugal. Lembram-se logo é do… pois, adivinharam: Cristiano Ronaldo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Blogue

subscrever RSS A Vuvuzela é uma corneta, que servia para convocar pessoas, e que é muito popular nos estádios de futebol da África do Sul.

Inquérito

Subscrever newsletter Clique aqui ou no envelope se prefere receber os textos na sua caixa e correio.

RSS Última hora: PÚBLICO Desporto

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

RSS Mundial 2010 @ FIFA.com

  • A World Cup dream for Nagbe Agosto 17, 2017
  • Golden boy Stabile makes his mark Agosto 17, 2017
  • Williams: Soca Warriors ready to bounce back Agosto 15, 2017
  • Scots' free-kick hero eyes another miracle Agosto 15, 2017
  • Prolific Kubo shapes as Japan’s bright new star Agosto 15, 2017

Infografia

Infografia
Onde ficam os estádios do Mundial 2010 e por onde andou o PÚBLICO. Clique aqui

Twitter

Contas no twitter

@vuvuzela2010

@vferreira


%d bloggers like this: